terça-feira, 1 de abril de 2008

Travian

Sobre:O Jogo A estratégia utilizada por cada jogador no Travian varia e depende da tribo escolhida no início do jogo, mas o objectivo é sempre o mesmo: ser um jogador respeitado e fazer parte da equipa ganhadora.

O Travian é um jogo que requer alguma atenção por parte do jogador, por isso a escolha da tribo deve ter em conta isso mesmo. Assim temos três tipos de tribo: os Gauleses, os Romanos e os Teutões, cada um com as suas vantagens e desvantagens.

Tribos no jogo Travian: Teutões, Gauleses e Romanos
Teutoes,Galeoes,Romanos
Os Teutões devem ser a tribo escolhida quando existe uma grande disponibilidade e tempo para acompanhar o jogo. A meu ver são a melhor escolha para quem pretende levar o jogo até ao fim. Depois temos os Gauleses, um povo que tem a hipótese de construir armadilhas, que são a sua grande vantagem no início do jogo quando ainda não existem aldeias muito desenvolvidas e muitas tropas. Por fim, temos os Romanos, que podem construir/evoluir edifícios e campos de recursos, sendo a tribo ideal para quem passa menos tempo a jogar.

Depois de escolhida a tribo, começa o jogo e passam a ser necessários maiores conhecimentos para colocar uma aldeia no caminho certo. Para isso convém ter conhecimento de algumas dicas e estratégias a adoptar:

- Nos primeiros dias de uma aldeia devem evoluir os Campos de recursos, alternando com o Armazém e o Celeiro;
- O Mercado pode ser muito útil para equilibrar os recursos disponíveis, devem usá-lo sempre que necessário;
- O Quartel é um edifício indispensável com o decorrer do jogo. Nele devem construir tropas defensivas para evitarem ataques de adversários tendo sempre em conta a produção de cereais da aldeia;
- O Edifício Principal reduz o tempo de construção/desenvolvimento dos edifícios e campos, sendo o seu desenvolvimento obrigatório a partir de certa altura;
- A Paliçada aumenta o bónus das tropas defensivas, por isso o seu desenvolvimento deve ocorrer quando já existirem algumas tropas na aldeia;
- Construam a Cavalariça e criem pelo menos um Espião/Batedor/Equites Legati para saberem quando alguém vos espia ou quando envia um ataque;
- Tenham atenção aos oásis de cereais perto da aldeia, estes oásis são extremamente úteis e devem ser conquistados o mais rapidamente possível;
- O que conta são as tropas que tens e não a população da tua aldeia. O Travian é um jogo de guerra e aumentar o número de tropas disponíveis um objectivo;
- Não tenham medo de contactar os vossos vizinhos, podem evitar futuros ataques e ganhar amigos que vos acompanham e ajudam até final do jogo;
- Não entrem para a primeira aliança que vos contactar, aguardem respondendo que estão a analisar mais propostas e que os avisam assim que obtiverem uma resposta;
- Quando procurarem aliança tenham atenção às alianças dos jogadores que vos rodeiam, às vezes pode ser a cunha de um deles que falta para entrarem para uma aliança melhor;
- Consultem as instruções (link no lado esquerdo do ecrã no Travian) para saberem mais sobre a vossa tribo e edifícios disponíveis no jogo;
- Não pensem em construir uma segunda aldeia sem antes assegurarem que conseguem proteger as duas.

Estas são as dicas e estratégia básica para quem começa a jogar Travian e apenas tem uma aldeia, a capital.

Mais informaçoes:Para fundar uma aldeia no Travian é preciso ter o Palácio ou Residência a nível 10 e pontos de cultura suficientes, só depois é que é possível construirmos os três colonizadores necessários. Cada colonizador requer um investimento volumoso, pelo que é necessário garantir algumas condições:

- A Capital não deve estar sobre ataque;
- Devemos ter uma produção de recursos elevada;
- O Mercado deve estar pelo menos a nível 4;
- Ter as tropas necessárias para proteger duas aldeias.

Depois de garantidas as condições mencionadas antes, podemos procurar um local para fundar a segunda aldeia. Existem 2 tipos de aldeias no Travian:

- As comuns, idênticas à aldeia quando começamos o jogo;
- As raras, com mais campos de cereais.

Aldeia normal no TravianAldeia com 15 campos de cereais
Aldeia comun Aldeia rara
As raras têm a vantagem de conseguirem armazenar mais tropas, pois a sua produção de cereais é muito elevada, mas têm a desvantagem de produzirem pouco dos restantes recursos. Estas aldeias são muito procuradas por jogadores que pretendem jogar mais tempo e por quem tem um exercito numeroso.

Convém também ter atenção aos oásis perto desse terreno, pois são uma boa forma de aumentarmos a produção de um ou mais recursos.Mais: Sobre as Guerras O ataque no início do jogo deve ser utilizado para roubar recursos. É importante não perder tropas e trazer alguns recursos, de modo a compensar o investimento que fizemos em unidades militares.

Um ataque pode ser realizado de dois modos diferentes: assalto e normal. O modo de assalto reduz o confronto entre as tropas e é o mais indicado quando o objectivo é apenas roubar recursos. Já o modo de ataque normal é o método escolhido quando o que se pretende é eliminar todas as tropas do adversário.

A meu ver, as melhores unidades para assaltos são:

- Equites Imperatoris (Romanos)
- Salteador (Teutões)
- Trovão Theutate (Gauleses)

As restantes unidades militares foram excluidas por serem defensivas, terem custos elevados, baixa velocidade ou fraca capacidade de carga. No entanto, é possível efectuar assaltos com Imperianos (Romanos) ou Espadachins (Gauleses) sem grandes problemas.

Para saber que aldeias assaltar/atacar podem seguir um dos seguintes métodos:

- Podem usar um ou vários espiões para espiar uma aldeia e saber quantas tropas é que o jogador tem. Depois devem usar o simulador de combates e saber com quantas unidades é que devem atacar, de modo a perder poucas tropas.
- Usar o Travian World Analyzer ou o Travian Tool para descobrirem se os vossos adversários têm desenvolvido as aldeias ou se já desistiram do jogo. Se desistiram, é uma boa oportunidade para conseguir mais uns recursos extra facilmente.

No que toca à defesa das aldeias, existem dois motivos que vos podem levam a defender as aldeias. Um deles é o facto de não quererem que roubem os vossos recursos, e outro motivo, é quando o atacante utiliza catapultas para destruir campos ou edifícios.

Estas duas situações podem ser encaradas de maneira diferente. No meu caso, começo sempre por verificar se vêm ou não catapultas no ataque. Para tal, basta comparar os tempos que a vossa unidade mais lenta demora até à aldeia atacante, com o tempo que demora o ataque à vossa aldeia, ou verificar se o ataque é em modo de assalto (as catapultas apenas atacam em modo normal).

Se vierem catapultas, preparo uma defesa apenas com unidades defensivas e com o herói. Não vale a pena usar as tropas atacantes para defender uma aldeia, estas podem ser usadas mais tarde para atacar quem vos atacou.

Se verificarem que no ataque à vossa aldeia não são utilizadas catapultas, e apenas querem roubar recursos, podem optar por transferir todos os recursos para outra aldeia e enviar as tropas todas como reforço para um oásis da mesma aldeia. Conclusão, quem atacou não leva nada porque transferiram todos os recursos e ainda poupam várias tropas, que poderão ser úteis para outros ataques.

Exemplo de tropas como reforço num oásis no Travian
Exemplo de tropas como reforço num oásis

No caso de estarem a ser permanentemente atacados e não conseguirem acompanhar o Travian com alguma frequência, o meu conselho é que produzam tropas defensivas e as enviem de imediato para um oásis vosso. Estejam atentos à quantidade de tropas que o atacante normalmente envia e quando tiverem tropas suficientes para eliminar grande parte das tropas do adversário, enviem as tropas de volta para a aldeia atacada.

Nenhum comentário: